Crash Bandicoot é um nome conhecido para os jogadores que queimavam seus olhos diante das telas de seus PlayStation 1 na década de 90. O jogo de plataforma da Naughty Dog, um dos primeiros exclusivos da Sony, marcou época e ficou na memória de muitos gamers. Mas nos dias de hoje, como será que esse jogo clássico se mantém relevante?

A resposta está em sua remasterização: 'Crash Bandicoot N. Sane Trilogy'. A Activision, atual detentora dos direitos do jogo, enxergou um grande potencial em reinventar a história do marsupial, então eles atualizaram os gráficos, a música e os controles, para estar sintonizado com a atual geração de jogos.

E se engana quem acha que a nostalgia é o único trunfo desse jogo. As novidades em relação à jogabilidade também são fundamentais. Controles menos sensíveis, movimentos mais precisos e o aumento da participação feminina nos jogos servem como elementos que fazem a trilogia dar certo em pleno 2021.

Além dos novos recursos para o jogo, as melhorias em seus gráficos também são notáveis. Os personagens foram redesenhados, com novas animações e uma maior riqueza nos detalhes, adequando suas feições para o padrão atual de jogos de plataforma.

O jogo se passa em uma ilha, e enquanto nossa equipe avança pelos diferentes níveis, nós mudamos de cenário a cada etapa do jogo. Do top da árvore aos fios elétricos, é uma aventura visual não somente ver os detalhes em alta definição, mas também descobrir esses detalhes pela primeira vez.

Em relação à jogabilidade, a melhora é visível. Antes muito exigente, os novos níveis são menos punitivos em relação à progressão do jogador, algo que resolve um dos principais problemas do jogo original, que era sua dificuldade muito acima da média. Isso permite que os jogadores neófitos possam aproveitar a trama sem ter que ficar repetindo as mesmas fases várias vezes.

Ainda assim, para os fãs mais antigos do jogo, o mesmo não está perdendo nada da dificuldade que fez do original um título tão aclamado. É possível selecionar um nível específico para jogar, ainda que seja necessário obtê-lo primeiro. Dessa forma, os jogadores podem desafiar a si mesmos a superar esse empecilho.

Vale a pena destacar, ainda, a trilha sonora. Em vez de uma nova trilha sonora, as mesmas músicas do original foram mantidas, mas com maior qualidade de som. Algo que pode não parecer uma atualização tão importante, mas o impacto positivo que uma boa trilha sonora pode ter em um imersivo e cativante jogo de plataforma é inestimável.

No final das contas, tudo isso mostra que a fórmula de 'Crash Bandicoot N. Sane Trilogy', aprimoramento em relação à dificuldade mas mantendo o DNA do jogo, é a chave para uma remasterização de sucesso. O adicional de marca, memórias e novos atrativos foram muito bem utilizados. O sucesso do produto é um indicativo do carinho que a produtora teve ao trazer de volta um clássico amado pelos jogadores de todo o mundo.